Há quem tenha o hábito de dizer "Série" e quem tenha o hábito de dizer "temporada".
Há uns anos atrás "série" designava o próprio franshinsing, isto é, se queriamos falar do McGuyver diziamos "está a dar aquela série (de episódios) sobre o tipo que faz truques"; sendo assim série, num anime será "Zorro", "Dragon Ball", etc.
No caso de animes também existem Subséries (ex: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT), embora normalmente (99% das vezes) o prefixo seja ocultado e se indique apenas "Série original", "série Z" ou "série GT" para ser mais rápido.
Uma série tem várias temporadas (seasons): "Family Guy - Season 2" serão os novos capítulos criados após a 1.ª temporada. Há quem diga "série" em vez de "temporada" o que não estará totalmente errado se tivermos em conta que uma temporada é uma Subsubsérie (caso já haja subsérie) ou uma subsérie (caso não haja), e mais uma vez são ocultados os prefixos.
Uma temporada poderá ter várias Sagas, ou histórias, (ex: Saga Garlick é composta por apenas 6 episódios - o que não chega para preencher uma temporada completa. No entanto há muitas Sagas (histórias) que coincidem com a própria temporada, que provavelmente adoptará o nome da saga (ex: "Temporada 4 - Saga Cell").
Episódios dão diáriamente na TV e duram apróximadamente 20 minutos. Quando a história (a saga) é muito grande dividem-se em partes por 2 ou mais episódios.
Quando nos referimos a partes geralmente é à parte de um episódio. Normalmente tinham duas com 1o minutos cada. Quando aparece no título do episódio "parte 1" significa que a história foi repartida e que essa parte se refere à história (saga) e não ao episódio.
Série > Temporadas > Sagas > Episódios > Partes
Não existe uma norma para isto, mas pelo menos fica explicada a terminologia que utilizo relativamente às séries. Eu utilizo a distinção para não dizer algo do género: "lembram-se da série Dragon Ball? Não gostei nada da série Z, principalmente da primeira série em que ele morre".
Lady Oscar (Versailles no Bara)
Há 3 meses
Sem comentários:
Enviar um comentário